Publicada em 06/05/2025 às 14h44 (atualizada há 07/05/2025 - 07:47)
EITA! Teve início o Encontro de Inovação, Transformação e Atitude 2025 do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Em sua segunda edição, o evento que trata de criatividade, disrupção e mudança, está ocorrendo no auditório da Escola Judicial do TRT-6, reunindo cerca de 60 pessoas de várias instituições. Promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-6, o EITA! tem a intenção de, durante dois dias, promover a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para os problemas mais críticos das entidades que fazem parte da justiça no estado.
Na abertura do encontro, na manhã desta terça-feira (6/5), a diretora da Ejud-6, desembargadora Nise Pedroso, deu as boas-vindas aos participantes, comentando a importância do evento para o intercâmbio de ideias. “Esse momento agrega diversos segmentos do Poder Judiciário e outras organizações, com a finalidade de buscar propostas criativas. Vocês estão reunidos a fim de melhorar a prestação de serviços e projetar alianças para tornar nossas instituições mais fortes, eficientes e responsáveis”.
A primeira palestra do dia “E Se Der Certo?” foi conduzida por Léo Lima, da empresa de tecnologia Globant. Em sua explanação, o designer de serviços discorreu sobre como a experimentação pode liberar o potencial criativo das pessoas e transformar o cotidiano. “Devemos explorar as ferramentas disponíveis, colocando o ser humano no centro dos objetivos, pois a inovação só é efetiva quando melhora a condição de vida do outro. Portanto, é preciso inovar com diversidade, sob outros olhares e múltiplas referências”.
Na sequência, a diretora de inovação da Escola Nacional de Administração Pública, Camila Medeiros, palestrou sobre “Por que é urgente inovar?”. A gestora pontuou que a necessidade de inovação surge de problemas complexos, insatisfações e manifestações cíclicas. “As atuais transformações digitais colocam cada vez mais pressão sobre os governos e empresas. Assim, inovar exige das organizações resiliência, transparência e flexibilidade, com tratamento de dados e foco total no usuário final dos serviços”.
Dando continuidade ao encontro, à tarde, acontece a oficina “Identificando problemas para inovar”, também com Camila Medeiros, da Enap. E nesta quarta-feira (7/5), segundo e último dia do evento, Geber Ramalho, do Porto Digital, vai falar sobre “A Revolução da IA e a Cultura de Inovação”; e a palestra “Superinteligência: a fusão da sua com a da IA” será ministrada pelo procurador Rafael Figueiredo. Camila Medeiros volta para conduzir a oficina “Engenharia de Prompts na Prática”; e o servidor do TRT-6 Auston Costa vai comandar a oficina “Criatividade e inovação para resolver problemas”.
Álbum de fotos do "EITA! 2025"
Abril para a Inovação
O EITA! 2025 encerra a programação do Abril para a Inovação, promovida pela Rede Massapê de laboratórios das justiças em Pernambuco, composta pelo TRT-6, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Justiça Federal. A iniciativa agrupa vários eventos relacionados à inovação durante o mês de abril, como o “Fervendo a Mente” (JFPE), o “World Creativity Day” (TJPE) e a “Oficina Encantar” (TRE-PE).
Confira como foi o EITA! 2024.
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / fotos: Juan Rodrigues