Publicada em 01/07/2025 às 16h16 (atualizada há 01/07/2025 - 16:17)
O foco no uso da linguagem simples vai além das comunicações escritas e audiovisuais. Também envolve iniciativas de promoção de pronunciamentos objetivos e breves nos eventos organizados pelo Poder Judiciário, atenção redobrada à acessibilidade e reformulação de protocolos de atividades, dispensando, sempre que possível, formalidades excessivas.
O Cerimonial da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, seguindo esses direcionamentos, informa a todas e todos sobre as orientações para diversos aspectos do uso da linguagem simples em eventos fechados ou abertos ao público:
- É recomendável não superlotar as mesas de abertura - o desconforto é perceptível. Opte por uma composição mais enxuta e funcional e delimite os pronunciamentos. Assim, o início do evento fluirá com elegância e dinamismo.
- Evite discursos longos na abertura dos eventos. Procure saudar as demais autoridades de forma geral, ou na pessoa da/do anfitriã/o. O tempo é precioso, principalmente para o público.
- Inclua a autodescrição e atente à acessibilidade do evento - as pessoas com deficiência também devem se sentir parte do momento.
- Procure cumprir o tempo programado para a atividade (palestra, painel, oficina etc.), em respeito às demais pessoas participantes, inclusive o próprio público.
- Cuide do espaço do evento. Evite bebidas e comidas durante a programação. Ao final, recolha seus pertences e descarte o lixo corretamente - o ambiente deve ficar pronto para a próxima ação
O TRT-6 participa do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A iniciativa consiste na adoção de ações e projetos a serem desenvolvidos em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de adotar uma linguagem simples, direta e compreensível a todos/as os/as cidadãos/ãs na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.
Notícias relacionadas:
Linguagem Simples é indispensável nas comunicações do TRT-6
TRT-6 recebe Selo Linguagem Simples 2024 do CNJ
Assista ao vídeo: “Linguagem Simples: um pacto de todo mundo”
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Silvio Britto / Imagem: Cerimonial (cortesia)