Publicada em 06/08/2025 às 15h03
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Paulo Alcantara, recebeu, na tarde da segunda-feira (4 de agosto), a visita institucional de comitiva da Organização Internacional para as Migrações. A organização tem uma parceria de vários anos com o Tribunal no enfrentamento do tráfico de pessoas, trabalho escravo e outros crimes relacionados, além de apoio às/aos migrantes resgatadas/os.
Estiveram presentes pela OIM o chefe de missão no Brasil, Paolo Caputo, a chefe de programas, Michelle Barron, e a coordenadora de projetos, Edjane Santana. Também participaram a assistente de projetos e pesquisadora nas áreas de migração internacional e políticas públicas sociais, Clarissa Calazans e o project clerk da OIM, José Manoel Silveira, além do delegado Allan da Polícia Federal. Pelo Tribunal estiveram presentes o diretor da Secretaria de Polícia Judicial do TRT-6, Rodrigo Hazin, e o assessor do Gabinete do desembargador, servidor Humberto Galvão da Silva.
A visita teve o propósito de estreitar os laços com o TRT-6, conversando sobre diversas ações conjuntas realizadas recentemente e discutindo novos projetos e futuras cooperações entre as instituições. Recentemente o Tribunal sediou um workshop sobre escuta qualificada de grupos vulneráveis. Além disso, foi lançado o cordel “Tráfico de pessoas e patamar civilizatório numa época não passada”, cuja versão impressa está atualmente sendo distribuída em diversos eventos relacionados ao tema (em breve será lançada a versão em formato digital / ebook). Está sendo planejada uma audiência pública, a ser realizada na cidade de Salgueiro, com foco na necessidade de aumentar o patamar civilizatório de nossas sociedades brasileira e global.
A reunião evidenciou o avanço das articulações interinstitucionais e a necessidade contínua de aperfeiçoar estratégias de proteção, acolhimento e prevenção. O desembargador Paulo Alcantara é coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, do Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT-6, e membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Fotos: Silvio Britto