Publicada em 26/08/2025 às 12h21 (atualizada há 26/08/2025 - 15:37)
O Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Pernambuco, coordenado pelo desembargador Paulo Alcântara, também coordenador do Subcomitê de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, realizou reunião no dia 21 de agosto, em formato híbrido, reunindo representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais.
Durante o encontro do GTETP-PE, foram discutidas ações voltadas à interiorização das atividades de enfrentamento ao tráfico de pessoas, com destaque para as audiências públicas realizadas em Salgueiro e programadas para os municípios de Petrolina e Araripina no mês de setembro. Também foi debatida a possibilidade de uma exposição itinerante em 2026, com foco no aumento do patamar civilizatório da população.
Entre os pontos abordados, destacou-se a importância de caravanas regionais, que envolvam escolas e secretarias municipais, promovendo a formação de adolescentes como multiplicadoras/es do conhecimento sobre temas como trabalho infantil, exploração sexual e tráfico de pessoas. Outro aspecto relevante foi a sugestão de ampliar os materiais de divulgação e desenvolver campanhas específicas em datas estratégicas, como o Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado em 23 de setembro.
O grupo também ressaltou a necessidade de protocolos de acolhimento mais claros e eficientes para vítimas de tráfico, além de fortalecer a rede de atendimento por meio da cooperação entre os órgãos envolvidos. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e demais entidades parceiras se colocaram à disposição para colaborar na produção de materiais e capacitações.
A reunião contou com a presença de representantes do TRT-6, da OIM, do CIETP/PE, do Coletivo Mulher Vida, da Exodus Road, da PRF, da PCPE, do Ateliê das Bruxas, da ong Um Grito Pela Vida, e de outros órgãos que integram o GTETP-PE.
O encontro foi encerrado com a reafirmação da importância de somar esforços interinstitucionais e intersetoriais para prevenir o tráfico de pessoas, ampliar a conscientização social e garantir um atendimento humanizado às vítimas.
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e Foto: GTETP-PE (cortesia)