Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 conquista 1º lugar no Projeto Alicerces de Pesquisa Judiciária

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) alcançou a primeira colocação nacional na 1ª edição do Projeto Alicerces da Pesquisa Judiciária, promovido pelo Centro de Pesquisas Judiciárias, Estatística e Ciência de Dados, do Tribunal Superior do Trabalho. O resultado foi divulgado pelo TST e oficializado durante o 3º Congresso de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, em Brasília.


Grupo de Pesquisas Judiciárias do TRT-6: des. Fábio Farias, Everaldo Arcelino,
Kíria Miranda, juíza Ana Freitas, Luiz Moura e Christiane Purificação

A iniciativa vencedora, intitulada “Perícias judiciais em saúde e segurança do trabalho sob o viés do acesso à justiça e a celeridade e efetividade processuais”, aborda como essas perícias podem gerar morosidade processual, comprometendo princípios como a celeridade, a efetividade e o acesso à justiça. A pesquisa, então, propõe melhorar a gestão de peritos via sistemas e ferramentas automatizadas, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, com foco no ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e no ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas Judiciárias (GPJ-TRT6), criado em outubro de 2022, de caráter permanente, que integra a Rede de Pesquisas Judiciárias, do Conselho Nacional de Justiça. Fazem parte da equipe o desembargador Fábio Farias; a juíza titular da Vara do Trabalho de Belo Jardim, Renata Nóbrega; e a juíza titular da 15ª VT do Recife, Ana Freitas. Também compõem o grupo a chefe da Divisão de Gestão Negocial dos Sistemas PJe e e-Gestão, Christiane Purificação; o chefe da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, Luiz Eduardo Moura; os servidores da Corregedoria Vítor Costa e Everaldo Arcelino; a servidora da Secretaria-Geral da Presidência Kíria Miranda; a servidora da Seção de Acompanhamento e Controle Estatístico Laís Amaral; e a servidora da Divisão de Inovação e Pesquisa Tecnológica Stephanie Dias.


Também membros do GPJ-TRT6, juíza Renata Nóbrega e servidora Laís Amaral

Iniciativas de Destaque

Com o Grupo de Pesquisas Judiciárias, o TRT-6 já participou de eventos nacionais, apresentando várias iniciativas inovadoras. Em 2024, por exemplo, o Regional esteve presente na 7ª edição do Encontro de Administração da Justiça, explanando as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, com o tema “Paz, justiça e instituições eficazes”. Durante sessão da Rede de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Segmento Justiça do Trabalho, também em 2024, o Tribunal demonstrou o projeto “Desafios para Evitar Julgamentos com Reprodução de Estereótipos: análise das decisões da 6ª Região, com aplicação do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero”. E no 2º Congresso de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho, ainda em 2024, foi apresntando o trabalho para criação de uma Plataforma Integrada de Erradicação do Trabalho Infantil.

A premiação no Projeto Alicerces da Pesquisa Judiciária demonstra o compromisso do TRT-6 com a inovação, a produção de conhecimento científico e a valorização da pesquisa aplicada à Justiça do Trabalho. Assim, as iniciativas do Grupo de Pesquisas Judiciárias contribuem para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e o fortalecimento das políticas judiciárias.

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Fábio Nunes / Fotos: Maria Eduarda Vaz