Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2024
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE divulga Plano de Logística Sustentável para 2016-2018

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, aprovou, na segunda-feira (11), o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal. O documento traça as diretrizes e metas referentes ao assunto para o período de 2016 a 2018, estabelecendo ações, prazos para sua execução e mecanismos de avaliação e monitoramento.

A minuta do plano foi entregue em dezembro pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Regional. Na ocasião, a desembargadora presidente ressaltou a importância da cultura sustentável, que objetiva estabelecer um consumo mais eficiente e racional, também destacou que a prática colabora para maior economia dos gastos públicos, medida essencial diante do corte orçamentário da Justiça do Trabalho para 2016.

O TRT-PE já possui algumas boas práticas nesse sentido, como por exemplo, o baixo uso de copos descartáveis. De acordo com as pesquisas feitas para elaboração do PLS, o corpo funcional já utiliza copos de vidro, deixando os descartáveis, praticamente, restritos ao público externo. Além disso, a aquisição de materiais e serviços pelo Tribunal costuma seguir os critérios estabelecidos pelo Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho. Atualmente, 62% dos contratos atendem ao menos um dos fatores estabelecidos no manual.  A meta é que esse percentual suba para 75% até 2018.

Por outro lado, um dos desafios é diminuir a utilização de papel, que não sofreu a redução prevista após a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as varas trabalhistas. Para isso, dentre outras coisas, planejam-se campanhas de sensibilização e de estímulo ao uso do e-mail institucional, levantamento de estoques nas unidades e criação do Processo Eletrônico Administrativo. Esse último deverá entrar em vigor já neste primeiro semestre.

O PLS também traz estudos e projetos relacionados ao consumo de energia elétrica, água, impressoras e seus suprimentos, veículos e combustíveis, telefonia e serviços postais, serviços de limpeza e segurança, construções, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho e educação socioambiental. Confira o material na íntegra AQUI.

Notícias relacionadas:

Presidente do TRT-PE recebe Plano de Logística Sustentável para 2016

TRT-PE cria Unidade de Gestão Socioambiental

Dia é marcado por debates sobre responsabilidade socioambiental

Texto: Helen Falcão