Publicada em 10/09/2015 às 11h52
Encerradas as atividades correcionais em Caruaru, foi a vez da Vara do Trabalho (VT) de Limoeiro, município do Agreste de Pernambuco, receber o desembargador Ivan de Souza Valença Alves, corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), visitar na última quarta-feira (9). Acompanhada pela juíza substituta da Vara, Ana Carolina Bulhões Calheiros, a equipe da Corregedoria Regional do Trabalho considerou satisfatório o desempenho da VT de Limoeiro, que precisou enfrentar um aumento considerável da demanda de processos recentemente.
Quando o Posto Avançado de Surubim, que era vinculado à Vara de Limoeiro, foi extinto há pouco mais de um mês, o Tribunal Pleno decidiu que todo o acervo processual de Surubim fosse acolhido pela unidade de Limoeiro. Na correição, constatou-se que a magistrada e os servidores da secretaria têm dado conta dos ajustes necessários e do serviço extra.
Os prazos de audiências, por exemplo, estão controlados e o percentual de conciliações é elevado, além das magistradas que atuam na VT de Limoeiro não apresentarem qualquer processo com sentença em atraso. “Os trabalhos realizados pela Vara de Limoeiro transcorrem bem coordenados, com a observância satisfatória dos prazos processuais, além do regular cumprimento das normas procedimentais a serem seguidas pelas unidades jurisdicionais de 1ª instância”, expôs o corregedor, desembargador Ivan Valença.
Receberam destaque entre as boas práticas adotadas pelo Juízo o acesso ao Sistema de Informação Eleitoral (SEI), utilizado como ferramenta de localização de endereços das partes, e a liberação de crédito a exequentes por meio de alvará de transferência para ativo financeiro de titularidade do beneficiário. Além disso, a assistente de juiz, não só elabora despachos, mas também faz minutas de sentenças de mérito e das relativas aos diversos tipos de recurso.
Nesta quinta-feira (10), a Corregedoria visita a Vara do Trabalho de Timbaúba, município da Zona da Mata Norte do estado. O Edital 08/2015 ainda prevê correições neste mês de setembro em Goiana, também na Mata Norte, e em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
Notícias relacionadas
Terceira VT de Caruaru é elogiada por agilizar a realização de audiências
Segunda VT de Caruaru recebe boa avaliação da Corregedoria
Primeira VT de Caruaru se destaca pela prática da conciliação
Texto: Cláudia Ferreira com informações de Antônio Castilhos
Foto: equipe de correição