Publicada em 29/04/2025 às 14h48 (atualizada há 29/04/2025 - 14:53)
A sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região aconteceu nesta segunda-feira (28/4) sob a direção do desembargador-presidente, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura. Na ocasião foram tratados os seguintes assuntos:
Libras: A sessão judiciária, que aconteceu um pouco antes, foi a primeira do Pleno a contar com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a transmissão pelo YouTube. Todas as sessões do TRT-6 são transmitidas ao vivo pelo canal da instituição na plataforma, e desde o dia 24 de abril, elas também contam com a tradução em Libras, tornando o acesso mais inclusivo.
Aposentadoria: foi homologada a aposentadoria de Verônica Tavares Cavalcanti que atualmente é lotada no Núcleo de Apoio Administrativo. As magistradas e os magistrados presentes desejaram felicidades nessa nova etapa e registraram reconhecimento por todo o trabalho da servidora, que também atuou em setores como a Escola Judicial e a 14ª Vara do Trabalho do Recife.
Palestra: a coordenadora do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento da Violência, Assédio e Discriminação do TRT-6 fez o convite para o evento "Diálogos de Respeito: Combate ao Assédio Sexual e Promoção da Linguagem Não Violenta", no dia 8 de maio, a partir das 14h, na sala de sessões do Pleno (Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife). O evento é gratuito e as inscrições já estão disponíveis.
Abril Verde: o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Virgínio Henriques de Sá e Benevides, registrou que 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e que, dentro dessa temática, o TRT-6 realizou palestra sobre riscos psicossociais na última terça-feira (22/4), ao passo que o Tribunal Superior do Trabalho promoverá o seminário “Universalização do Direito à Saúde e Segurança do Trabalho e Novas Tecnologias” nestas terça e quarta-feira (29 e 30/4), com transmissão ao vivo pelo YouTube do TST.
Agradecimentos: a desembargadora Carmen Vieira e o presidente da AMATRA VI, juiz Rafael Val Nogueira, registraram agradecimentos às e aos profissionais que conduziram o II Encontro Internacional da Amatra VI, em Lima (Peru), entre 12 e 16 de abril.
Voto de pesar: “Gostaria de propor o voto de pesar ao nosso querido servidor Eugenio Jerônimo, uma pessoa que era querida de todos”, falou o desembargador-presidente Ruy Salathiel, que seguiu enaltecendo o conhecimento, inteligência, bondade e poesia do servidor. Isto deu sequência a homenagens e lembranças entre as desembargadoras e desembargadores presentes.
Com 30 anos de Tribunal, Eugenio Jerônimo era conhecido por sua alegria e competência. Era mestre em linguística e professor, bem como poeta e autor de três livros. Atuava na Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal há mais de duas décadas, tendo chefiado o setor durante várias administrações.
Desde o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, de 2023, o servidor esteve bastante envolvido com o tema, sendo o autor dos cordéis A Linguagem Simples na Justiça do Trabalho: a linguagem da justiça sem pantim nem arrodeio, Assédio no Trabalho: o que é e como se previne e O aboio de um vaqueiro pelo Trabalho Seguro, bem como do vídeo Desembolando a Língua da Justiça. Além disso criou a cartilha Linguagem Simples na Justiça do Trabalho junto com a também servidora Ana Elizabeth Japiá Mota. Cabe destacar que essas ações em conjunto com outras do Tribunal, levaram a instituição a receber o Selo Linguagem Simples 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As desembargadoras e desembargadores presentes falaram sobre a veia artística do servidor e da empolgação com que nutria esse talento, o que se refletiu em seus diversos trabalhos dentro e fora do Tribunal. Algumas das pessoas presentes, inclusive, recordaram quando estudaram com o “professor”, como Eugenio era carinhosamente chamado. As palavras também foram para desejar conforto aos familiares e amigos.
Notícias relacionadas:
- Abril Verde: seminário vai debater novas tecnologias e desafios para universalização da saúde e da segurança do trabalho
- Inscreva-se na palestra "Diálogos de Respeito: Combate ao Assédio Sexual e Promoção da Linguagem Não Violenta"
- Com palestra sobre riscos psicossociais, TRT-6 discute trabalho seguro no Abril Verde
- Confira o cordel “Assédio no Trabalho: O Que É e Como se Previne” publicado pelo TRT-6
- TRT-6 recebe Selo Linguagem Simples 2024 do CNJ
- Linguagem Simples é indispensável nas comunicações do TRT-6
- Cartilha Linguagem Simples na Justiça do Trabalho já está disponível
—
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira / Imagem: Arquivo