Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Competência da Justiça do Trabalho para apreciar e julgar contrato de EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, firmado entre a BV Financeira S. A. – Crédito, Financiamento e Investimento e os empregados da Jalfort Segurança LTDA. (IUJ 0000339-44.2015.5.06.0000)

Procedência: 
TRT6
Tipo de incidente: 
IUJ
Tema: 
Competência da Justiça do Trabalho para apreciar e julgar contrato de EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, firmado entre a BV Financeira S. A. – Crédito, Financiamento e Investimento e os empregados da Jalfort Segurança LTDA. (IUJ 0000339-44.2015.5.06.0000)
Situação: 
Trânsito em julgado
Deliberação: 
Maioria Absoluta
Sumulado: 
Sim
Há determinação de sobrestamento vigente?: 
Não

Ramo do Direito: Direito do Trabalho

Tese Firmada: Prevalência da tese jurídica que reconhece a competência material da Justiça do Trabalho para processar e julgar ações que versem sobre contratos de empréstimo consignado firmados entre empregados de um lado, e o empregador e/ou o empregador e a instituição financeira de outro, sob a alegação de intuito de desvirtuar ou transferir obrigações inerentes ao contrato de trabalho e de responsabilidade da empregadora.

Ementa:

INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO PARA DECIDIR CONTROVÉRSIA RELATIVA A CONTRATO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO ENVOLVENDO EMPREGADO, EMPREGADOR E INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. DENÚNCIA DE SIMULAÇÃO. A competência material é fixada pela natureza da relação jurídica litigiosa, ou seja, através da análise do pedido e da causa de pedir. Assim, inafastável a competência desta Justiça Especializada para processar e julgar a demanda, onde se cogita a existência de fraude à legislação trabalhista, com a contratação de empréstimo consignado "simulado" para pagamento de salários atrasados restando evidente que a causa é decorrente de uma relação de trabalho. A pertinência ou não das alegações contidas na petição inicial, se insere no âmbito do próprio meritum causae, acarretando a procedência ou improcedência dos pedidos. (IUJ - 0000339-44.2015.5.06.0000, Relatora: Desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva, Data de Julgamento: 23/02/2016, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DEJT 11/03/2016)

Súmula: Nº 25

 JUSTIÇA DO TRABALHO. CONTRATO DE EMPRÉSTIMO EM CONSIGNAÇÃO. COMPETÊNCIA.

Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar os litígios decorrentes de contrato de empréstimo consignado, envolvendo, de um lado, o empregado e, de outro, o empregador e/ou o empregador e o agente financeiro, na hipótese em que se alega desvirtuamento ou transferência de obrigações inerentes ao contrato de trabalho, de responsabilidade do empregador.