Publicada em 26/09/2023 às 11h44
Como parte da campanha Setembro Amarelo # SejaLuz, a Seção de Saúde Mental do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região está publicando orientações sobre felicidade e bem-estar. A dica de hoje é sobre lidar melhor com o dinheiro.
Problemas financeiros podem gerar sentimento de culpa, ansiedade, irritação e a perda do sono, é o que diz o estudo “O bolso do brasileiro”, realizado pelo Instituto Locomotiva – a pedido da XP Investimentos –, que ouviu 1.501 pessoas com mais de 18 anos em outubro de 2020.
A preocupação com o endividamento afeta tomadas de decisão e também pode levar ao rompimento de vínculos sociais e familiares, ao abuso de substâncias como o álcool, à depressão e, em casos mais graves, ao suicídio. A chefe da Seção de Saúde Mental e psicóloga do TRT-6, Michelle Rangel, avalia que, mesmo diante de tais riscos, são poucas as pessoas que se sentem confortáveis em falar sobre dinheiro.
Cinco dicas de como ter uma melhor gestão financeira:
1. Registre todos os seus gastos, anote tudo o que gasta durante 30 dias.
2. Destine seu dinheiro considerando o que é importante para você, os seus valores e objetivos. Gastos automáticos podem fazer com que o dinheiro vá embora com coisas irrelevantes, por exemplo: tv a cabo ou streamings que não são usados, roupas e objetos com pouco uso ou constantes refeições fora de casa.
3. Faça uma autobiografia financeira. Escreva em um caderno toda a sua história financeira, começando pelo primeiro contato com o dinheiro, e o que você via, ouvia e sentia em casa, principalmente sobre a relação que seus pais tinham com o dinheiro, se era saudável e feliz ou de escassez e brigas. E se pergunte: Será que eu estou repetindo o padrão negativo de algum dos meus pais? Quais as crenças limitantes que me impedem de prosperar financeiramente?
4. Poupe e invista, ainda que pouco, todos os meses.
5. Procure ajuda de um psicólogo ou de um especialista em gerenciamento financeiro caso sinta algum sintoma com relação ao dinheiro: estresse, ansiedade, depressão, nervosismo, tensão, distúrbios do sono, dores de cabeça ou pressão alta.
Setembro Amarelo: é uma campanha a favor da vida e de prevenção ao suicídio, que busca colocar o tema de saúde mental em pauta, divulgando bons hábitos, sinais de alerta acerca do suicídio e canais de ajuda.
A Seção de Saúde Mental do TRT-6 disponibiliza atendimento psicológico para magistradas/magistrados, servidoras/servidores e para os seus dependentes. As solicitações devem ser feitas enviando e-mail para: saudemental[at]trt6.jus[dot]br e angelita.michelle[at]trt6.jus[dot]br.
Notícias relacionadas:
Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio e aos transtornos psíquicos
Setembro Amarelo: Vínculos afetivos
Setembro Amarelo: Espiritualidade
---
Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6) / Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: cortesia / Ilustração: Iasminne Oliveira