Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Setembro Amarelo – Praticar a gratidão

Ilustração de um homem tocando o peito e com expressão serena. No canto da imagem há a logomarca da campanha Setembro Amarelo

Como parte da campanha Setembro Amarelo, a Seção de Saúde Mental do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região vem publicando orientações sobre felicidade e bem-estar. A dica de hoje é praticar a gratidão. Confira abaixo:

Segundo o neurologista da Universidade de São Paulo Fabiano Moulin, a gratidão impacta o nosso cérebro. Pessoas mais gratas têm uma pressão arterial menor e têm menos risco de infarto e AVC, além disso, a prática de valorizar o que possui libera hormônios como a ocitocina, melhorando as interações sociais e a produção de neurotransmissores no cérebro – esse aumento de produção garante mais foco e melhora a tomada de decisões.

Cinco dicas de como exercitar a gratidão:

1.    Declare e escreva três motivos de gratidão no início do dia;

2.    Relacione, no fim do dia, três ganhos do seu dia;

3.    Faça de coração as coisas; gentileza gera gentileza!

4.    Escreva recadinhos e post-its com palavras de incentivo e espalhe pelo espelho, pelo computador, cole na geladeira, no guarda-roupa, na agenda;

5.    Agradeça às pessoas que lhe servem normalmente (colegas de trabalho, familiares, amigos, porteiro, zelador, caixa do supermercado, garçom do restaurante). 

Setembro Amarelo: é uma campanha a favor da vida e de prevenção ao suicídio, que busca colocar o tema de saúde mental em pauta, divulgando bons hábitos, sinais de alerta acerca do suicídio e canais de ajuda.

A Seção de Saúde Mental do TRT-6 disponibiliza atendimento psicológico para magistrados e servidores e para os seus dependentes. As solicitações devem ser feitas enviando e-mail para: saudemental[at]trt6.jus[dot]br e angelita.michelle[at]trt6.jus[dot]br. Além disso, o Núcleo de Saúde também dispõe de médico psiquiatra.

Mais informações na referida unidade ou pelos telefones (81) 3225 3496 / 3497.

Notícias relacionadas:

Setembro Amarelo – a importância do autocuidado

Setembro Amarelo – Presentear-se

Setembro Amarelo – Movimente-se

Setembro Amarelo – Quebrar a rotina

Setembro Amarelo no TRT-6

---

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6)
Divisão de Comunicação Social
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto e imagem: Helen Moreira