Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Congresso aprova aquisição de imóvel que vai sediar a 1ª instância Trabalhista do Recife

Brasília - Desembargadores Eduardo Pugliesi e Valdir Carvalho ladeiam o senador Fernando Bezerra Coelho, em maio deste ano
 

Em sessão realizada nessa quarta-feira (23), em Brasília/DF, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) nº 8, de 2019, que propõe a abertura de crédito especial (Lei nº 13.808, de 15 de janeiro de 2019) para, entre outras medidas, a aquisição de imóvel que vai sediar o Fórum Trabalhista do Recife, onde funcionarão as 23 varas do trabalho da capital pernambucana e algumas unidades administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).
 

Segundo o desembargador presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho, que foi a Brasília acompanhar a votação, a expectativa é de que a compra seja concluída até o final do ano. “Tivemos o apoio essencial do ministro Brito Pereira, presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho – que colocou sua assessoria à disposição do Sexto Regional e em especial a assessoria parlamentar do CSJT – e, ainda, do governador Paulo Câmara”, reconheceu. O presidente ressaltou, ainda, que o imóvel próprio representará uma economia consistente – de R$ 5 milhões por ano – para o Tribunal nos gastos com o aluguel do espaço onde hoje funciona a 1ª instância da capital, no bairro da Imbiribeira.


Já o desembargador Eduardo Pugliesi, que acompanhou de perto todo o processo, ressaltou: “Foi uma vitória de todos que fazem a Justiça do Trabalho, sob a liderança do des. Valdir Carvalho, e com o apoio fundamental do TST, CSJT, de todos os desembargadores do TRT6, da AMATRA, OAB, AATP, do senador Fernando Bezerra Coelho e dos deputados Silvio Costa Filho (relator do PLN), Tadeu Alencar, Gonzaga Patriota e João Roma Neto”.


Agora o Congresso deve encaminhar o projeto aprovado à Casa Civil, para a sanção presidencial, que tem prazo constitucional de 15 dias para ocorrer.

Desembargador Valdir Carvalho, deputado Silvio Costa Filho e Desembargador Eduardo Pugliesi



Histórico - A viabilidade para aquisição de imóvel para sediar a 1ª instância trabalhista da capital vem sendo consolidada há cerca de 10 anos. Em abril deste ano, finalmente, o Plenário do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por unanimidade, aprovou o projeto e o encaminhou ao Congresso. Antes, ainda, em fevereiro deste ano, a escolha do prédio pelo Plenário do TRT-PE foi enfim aprovada, na última sessão do desembargador Ivan Valença à frente da Administração do órgão. A votação também foi unânime.


 

Vantajoso - A edificação eleita para sediar o Fórum Trabalhista do Recife se localiza entre a rua Vinte e Quatro de Agosto e a av. Norte Miguel Arraes de Alencar, no bairro de Santo Amaro, e possibilitará a redução de despesas com o aluguel do imóvel onde atualmente está instalada a 1ª instância do Recife. O empreendimento tem 22.471,06 m² de área construída e será adequado às necessidades de ocupação dos ambientes, ergonomia, acessibilidade e segurança do TRT-PE. Outro benefício do endereço é a proximidade com o edifício-sede do Regional, localizado no Cais do Apolo, o que proporcionará economia, praticidade e comodidade aos cidadãos, advogados, magistrados e serventuários da Justiça Trabalhista.
 

Álbum de fotos.



 

Matérias relacionadas:
 

Avança tramitação do PLN para aprovação da aquisição de imóvel que vai sediar 1ª instância trabalhista do estado


 

CSJT aprova por unanimidade aquisição de imóvel para sediar fórum trabalhista do Recife


 

Presidente do TRT-PE encaminha o procedimento para aquisição de novo Fórum Trabalhista do Recife


 

Pleno aprova escolha do imóvel que sediará as Varas do Trabalho do Recife


 

TRT-PE lança edital para aquisição de imóvel para sediar o Fórum Trabalhista do Recife


 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Mariana Mesquita
Foto: Cortesia